A carta de crédito é o documento que você recebe quando é contemplado em um consórcio. Ela permite que você utilize o valor do consórcio para adquirir um bem, contratar um serviço ou realizar algum outro tipo de investimento. É como se fosse entregue um vale-compra em suas mãos com o valor estipulado.
A partir do momento em que você sabe que foi contemplado (e dependendo do bem a ser adquirido) alguns procedimentos e documentações são solicitados. Portanto, é ideal que você já saiba quais documentos irá precisar e já os tenha em mãos para agilizar o processo sem preocupações.
Quais as vantagens da carta?
- Segurança: a carta de crédito só pode ser usada por quem solicitou, ou seja, você terá total controle sobre o valor que receberá.
- Economia: Não é preciso pagar as taxas e os impostos que seriam normalmente aplicados em transações de conta bancária.
- Poder de negociação: Por ser muito similar a um pagamento à vista, a carta garante a você mais poder de barganha em negociações e valores.
Como usar a carta?
A carta de crédito oferece versatilidade e poder de barganha em negociações, além de servir exclusivamente para negociar o bem estipulado. Confira como:
- Adquirir o bem: Você participou de um consórcio e foi contemplado, recebendo o valor do documento. Então, você adquire o bem planejado com aquele valor (basta fornecer as informações necessárias em relação ao bem adquirido).
É possível resgatar o meu investimento na carta?
Você entrou em um consórcio com o objetivo de adquirir algo que queria, mas por algum outro motivo você conseguir adquirir esse bem antes de ser contemplado. Nesse caso, você simplesmente devolve a carta e retira o seu investimento (ou oferta um lance para quitar a sua cota e sair do grupo).
E se for necessária uma compensação de valores?
Se o valor do bem subiu e é mais alto do que o valor do crédito da carta, você pode simplesmente completar o valor restante (com diversas opções e condições). É possível, também, adquirir bens mais baratos que o valor total da sua carta. Você pode, nesse caso, utilizar o saldo para quitar as parcelas do consórcio ainda em aberto.
Qual é a validade de uma carta de crédito?
Após a contemplação e aprovação, ela deve ser usada no período estipulado em contrato. Essa validade é uma forma de proteção para o grupo do consórcio. Caso você passe do tempo estipulado, não se preocupe: o crédito não será perdido. Porém, você provavelmente terá que passar por uma nova análise financeira, entregando novamente os documentos necessários.
Agora que você já sabe o que é e como funciona a carta de crédito, simule agora um consórcio que cabe no seu bolso para adquirir tudo o que você planeja para seu futuro: https://bit.ly/2p0rjxb
