Comprar a casa própria, trocar de carro, fazer aquela viagem dos sonhos, pagar a faculdade. Esses são alguns dos principais motivos para guardar dinheiro, mas há diversas maneiras para economizar. Uma dúvida frequente é a escolha entre consórcio ou financiamento, já que ambas as modalidades consistem em pagamentos mensais. Sendo assim, aí vão algumas dicas e comparações para você decidir qual deles melhor se encaixa no seu planejamento:
Custo
- O financiamento permite adquirir o bem de imediato, pois libera o valor logo após a aprovação. Se você deseja conquistar o objetivo rápido, ele pode ser uma alternativa, porém, o custo final é maior devido aos altos juros e taxas.
- Já no consórcio, mesmo com o seguro e as taxas de administração que devem ser pagas à administradora, o custo adicional e final é menor do que os juros do financiamento. Há, ainda, a possibilidade de ser contemplado antes do esperado através de sorteios e lances.
Tempo
- O financiamento só é autorizado e liberado após uma série de requerimentos feitos pelo banco. Antes de efetivar a sua compra, é necessário atender a certas condições e apresentar uma documentação completa, além de provavelmente pagar um valor como entrada.\
- No consórcio, não há uma avaliação de crédito imediata: a sua situação financeira só é analisada no momento da liberação da carta de crédito. Além disso, não há necessidade de depositar uma entrada.
Atualização do crédito
- Outra questão importante é a atualização dos valores. Isso ocorre no consórcio, o que garante a você o poder de compra do bem mesmo havendo aumento no valor. A carta de crédito equivale a um pagamento à vista, e isso pode ser um trunfo em negociações.
Conheça o nosso simulador de consórcios e veja qual modalidade e valores de parcela se ajustam melhor ao seu planejamento para começar a adquirir o que você sempre sonhou. É fácil e rápido! https://bit.ly/2p0rjxb